Filtrar por...

MOVE – Bilheterias


Leveza e transparência. Esses foram os princípios definidos pela B&L Arquitetura para nortear a concepção tanto das estações quanto das bilheterias do MOVE ( O sistema BRT de Belo Horizonte). Foram definidos como principais materiais o vidro e as superfícies de metal pintadas na cor cinza e no verde característico da logo do MOVE.

BRT – ÁREA CENTRAL


Em virtude de estarem implantadas em uma área central onde estão presentes edifícios Ecléticos e Art Déco tombados pelo Patrimônio Municipal, o princípio utilizado para as estações foi de leveza e transparência. Para isso utilizou-se o vidro para os fechamentos laterais e inserções na cobertura. Dessa forma, temos dentro da estação uma perfeita visualização do entorno. A identidade visual de cada uma delas será realizada através da diferenciação de cor em uma leve plotagem adesiva com temas geométricos nos vidros.

Biblioteca Pública


O projeto original da Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer. Construído em 1954, o prédio sofreu desgastes ao longo de 40 anos sem receber os devidos cuidados de preservação, chegando ao ponto crítico de ter ameaçada não apenas a integridade da construção como também o seu acervo.

 

A reforma teve início em 1996, fundamentada em extensa pesquisa de resgate do projeto original. A partir deste estudo e do diagnóstico físico-estrutural da obra, foi apresentado ao IEPHA/MG um anteprojeto de modernização e ampliação da Biblioteca Pública Estadual. A necessidade de obras emergenciais adiou a proposta de ampliação e pôs foco preferencial na reforma, que começou em 1998, com a colocação de brises previstos no projeto original, aplicação de películas protetoras contra raios solares, substituição dos cobogós da fachada por esquadrias, limpeza, pintura e revisão do telhado. Dois anos depois, pelas vias da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foram executadas as reformas do subsolo e de parte do pavimento térreo.