Praça da Estação – Boulevard Arrudas


PRAÇA DA ESTAÇÃO

 

Referência primordial na história de Belo Horizonte, a Praça da Estação iniciou sua construção no ano de 1904, quando a jovem capital mineira ainda vivia em obras e grande parte dos materiais de ofício chegava pelo antigo ramal ferroviário. Apesar das severas intervenções que sofreu ao longo do século, até hoje preserva o volume original que abre uma grande clareira no aglomerado construtivo da região central, além de manter parte dos seus jardins e raros edifícios da época.

 

Em 1995, os arquitetos Eduardo Beggiato, Edwiges Leal e Flávio Grillo venceram licitação da prefeitura visando à revitalização da praça. O projeto partia de duas premissas centrais: a recuperação dos jardins, desfigurados pela duplicação da Avenida dos Andradas, e a conformação de um amplo espaço para lazer, recreação e manifestações da cultura popular. O escritório propôs intervenções em toda a quadra – compreendendo os jardins de um lado e o largo da estação de outro – indicou alterações no tráfego do entorno e o recobrimento do leito do ribeirão Arrudas entre os viadutos da Floresta e Santa Teresa, um conjunto de soluções que visavam a integrar todo o conjunto da esplanada em fluxo contínuo, de forma a restabelecer o desenho original da praça.

O projeto vencedor não foi executado na época, mas voltou à tona anos depois com a conjunção de novos fatores que estimularam sua retomada: a necessidade urgente de solucionar o tráfego da região, a inauguração do Museu de Artes e Ofícios no prédio da estação e a criação da Linha Verde. Parte dos jardins foi restaurada e a esplanada tomou forma. O tratamento especial da iluminação projetada em grandes torres de concreto e a instalação de fontes de águas jorrantes ajudaram a vencer o desafio, criando a sensação de amplitude receptiva a grandes aglomerações e, ao mesmo tempo, evitando a sensação de aridez e esterilidade que sua extensão poderia sugerir.

BOULEVARD ARRUDAS

Depois da primeira etapa de restauração da Praça da Estação, em 2003 a B&L foi contratada para pensar novas soluções de urbanização para o Boulevard Arrudas, que previa o recobrimento do ribeirão Arrudas numa extensão maior, desde o viaduto da Lagoinha até a Alameda Ezequiel Dias, integrando o traçado da Linha Verde, projeto já executado.

Hoje, a Praça da Estação e o Boulevard Arrudas figuram entre os mais atrativos cartões postais de Belo Horizonte, adotados pela população como espaço de convivência social e palco de eventos consagrados na agenda cultural da cidade, além de ter representado uma solução de grande eficácia para o alívio do tráfego na região central.

A B&L já apresentou o projeto para a segunda etapa do Boulevard, que vai recobrir o Arrudas e alargar a Avenida dos Andradas até a região de Santa Efigênia. E segue desenvolvendo novas idéias para o circuito, como a urbanização de uma grande ciclovia que aproveita a planura do leito do ribeirão para criar uma importante alternativa de tráfego limpo e silencioso entre regiões distantes e densamente povoadas da capital.