Institucionais

Tom Comunicação


Arquitetura da Comunicação

Uma agência de comunicação tem como matéria cotidiana lidar com a imagem de seus clientes, responder ao desafio de criar soluções que possam traduzir ganhos expressivos na qualidade dessa imagem e no resultado de suas operações. Poucas agências, no entanto, colocam em primeiro plano a formulação de sua própria imagem, de forma a apresentar-se ao mercado com uma identidade marcante e reconhecível à primeira vista.

Na virada dos seus 10 anos, a TOM, agência de comunicação da capital mineira, projetou a ideia de uma nova sede e decidiu que, mais que uma mudança física, essa seria a oportunidade para revigorar o posicionamento de sua imagem institucional. Novos tempos: expansão da carteira de clientes, incorporação de parcerias em joint-venture, perspectivas de ampliar a abrangência de sua atuação para os mercados nacional e internacional. Novos conceitos: rediagramação do layout operacional, revisão de sistemas de gestão, arejamento e descompressão no ambiente de trabalho, enfim, preparar o terreno para novas conquistas e avançar com qualidade.

As intenções da agência capitaneada por Vinicius Alzamora e Adriana Machado encontraram pronta ressonância na consulta que encaminharam à B&L Arquitetura.

Casa de Hóspedes


O local destinado à implantação da Casa de Hóspedes de uma empresa multinacional situa-se no topo de uma colina com vista privilegiada para as montanhas mineiras, ao mesmo tempo em que limita com a estrada de acesso à usina. O conceito do projeto se orientou pelo desfrute do cenário natural e pela proteção da intimidade de seus visitantes em relação à vizinhança com a área fabril. A interação do bloco de apartamentos com a área de convívio social mereceu atenção especial No pavimento inferior fica o Home Theatre, sala de jogos e adega com espaço de degustação. O nível superior abriga uma biblioteca com ambiente de leitura, bancadas de computadores e mesas de estudo. No centro, um espaço de convivência com lareira e drink-bar. No lado oposto se instalam a cozinha, o restaurante e serviços de apoio. Jardins e espelhos d’água promovem a integração visual dos ambientes, sempre com generosas aberturas para todos os quadrantes, espaços avarandados e equipamentos que favorecem a ventilação natural.

Proposta para Sede de Empresa


O projeto para o edifício sede de empresa em Nova Lima conta com 12 pavimentos, sendo 6 destinados a escritórios, 4 para estacionamento, 1 para pilotis e 1 pavimento técnico.

A hierarquização funcional do projeto reflete na forma do edifício, tornando clara a leitura de seus ambientes e adicionando simbologia à sua imagem: a base, fechada em granito flameado, é o volume formado pelos pavimentos de estacionamento. O volume que abriga os escritórios tem três de suas faces envidraçadas e é destacado por superfícies envidraçadas recuadas e revestidas com venezianas em alumínio. Duas destas faces estão voltadas para a rua, aproveitando a orientação sul que é mais adequada a grandes aberturas de iluminação natural. A terceira face está voltada para o monumental átrio de entrada do edifício, à sua direita.

As áreas recuadas em brise são, respectivamente: o plano externo do átrio central; o pilotis (primeiro pavimento após o volume destinado ao estacionamento); o pavimento técnico (último pavimento); uma área no fundo de cada pavimento que se destina à circulação vertical e áreas de apoio.

O átrio de entrada tem início no 1º pavimento e fim no 12º, e é visto a partir de uma das laterais de cada pavimento de escritórios e dos halls de elevadores sociais. Sua fachada lateral direita, de orientação noroeste, não possui aberturas, significando que ele é iluminado apenas pelo grande plano em vidro venezianado, voltada para a rua. No seu 1º pavimento é feito o controle de entrada ao edifício, para pedestres e para carros, um ao lado do outro.