Leveza e transparência. Esses foram os princípios definidos pela B&L Arquitetura para nortear a concepção tanto das estações quanto das bilheterias do MOVE ( O sistema BRT de Belo Horizonte). Foram definidos como principais materiais o vidro e as superfícies de metal pintadas na cor cinza e no verde característico da logo do MOVE.
Em virtude de estarem implantadas em uma área central onde estão presentes edifícios Ecléticos e Art Déco tombados pelo Patrimônio Municipal, o princípio utilizado para as estações foi de leveza e transparência. Para isso utilizou-se o vidro para os fechamentos laterais e inserções na cobertura. Dessa forma, temos dentro da estação uma perfeita visualização do entorno. A identidade visual de cada uma delas será realizada através da diferenciação de cor em uma leve plotagem adesiva com temas geométricos nos vidros.
PRAÇA DA ESTAÇÃO
Referência primordial na história de Belo Horizonte, a Praça da Estação iniciou sua construção no ano de 1904, quando a jovem capital mineira ainda vivia em obras e grande parte dos materiais de ofício chegava pelo antigo ramal ferroviário. Apesar das severas intervenções que sofreu ao longo do século, até hoje preserva o volume original que abre uma grande clareira no aglomerado construtivo da região central, além de manter parte dos seus jardins e raros edifícios da época.
Em 1995, os arquitetos Eduardo Beggiato, Edwiges Leal e Flávio Grillo venceram licitação da prefeitura visando à revitalização da praça. O projeto partia de duas premissas centrais: a recuperação dos jardins, desfigurados pela duplicação da Avenida dos Andradas, e a conformação de um amplo espaço para lazer, recreação e manifestações da cultura popular. O escritório propôs intervenções em toda a quadra – compreendendo os jardins de um lado e o largo da estação de outro – indicou alterações no tráfego do entorno e o recobrimento do leito do ribeirão Arrudas entre os viadutos da Floresta e Santa Teresa, um conjunto de soluções que visavam a integrar todo o conjunto da esplanada em fluxo contínuo, de forma a restabelecer o desenho original da praça.